domingo, 22 de maio de 2016

Curiosidade musical: tantan

      A professora Rosângela também trouxe uma curiosidade musical: o instrumento de percussão tantan, totalmente artesanal, feito pelo marido dela. Mais uma vez os dois 5º Anos juntos, aprendendo e vivenciando novas experiências. E ainda tivemos a professora Rosângela cantando Clara Nunes - Canto das três raças. Já a Micaela se saiu muito bem no acompanhamento com o tantan.
















Curiosidade musical: mini-harpa

    A Maria Eduarda nos contou que tem um instrumento musical diferente e pouco conhecido em nossa região: a mini-harpa. Ótima oportunidade para unir os dois 5º Anos para compartilhar e socializar essa curiosidade. A Nicoly e a Micaela também sabem tocar e as três nos encantaram com músicas como: Parabéns a você; Fascinação e Carruagens de fogo.












segunda-feira, 16 de maio de 2016

Jogo da Velha da Tabuada

Entender ou memorizar? Os dois!

      Primeiro e o mais importante de tudo é entender o conceito da multiplicação e o sentido da tabuada. 
   Um dos significados da palavra tabuada é tabela, e uma tabela é criada para ser consultada. No entanto,  aprender, criar e descobrir estratégias para resolvê-la são habilidades importantes para quando não for possível consultar esta tabela. 
     A memorização é consequência do uso. E nada melhor do que um jogo para ajudar na memorização, além de permitir a socialização das estratégias utilizadas.

      E como as crianças sempre querem saber tudo (que bom!), é claro que quiseram saber o porquê do nome "jogo da velha". 
     A versão mais conhecida e difundida é a de que o jogo se popularizou na Inglaterra no século XIX. 
    As mulheres se encontravam para bordar e conversar, as mais idosas, com a visão fraca pela idade, sem conseguir bordar, se divertiam com o jogo. Este jogo se popularizou e passou a ter este nome em referência às inglesas idosas, que eram as mais praticantes do jogo. (adaptado de: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/por-que-o-jogo-da-velha-recebeu-esse-nome-1/)

    Trios formados: dois jogam e um confere as respostas na tabela (tabuada). Afinal,  para que a peça possa ser colocada no jogo, é preciso dizer a resposta correta. Depois é feito a troca dos jogadores e de quem irá consultar a tabuada para verificar a resposta e aprovar ou não a colocação da peça no jogo.

Material: tabuleiro de jogo da velha com tabuadas diversas e tampinhas de garrafa pet.