De novo dengue?! De novo!
Ainda não foi registrado nenhum caso de dengue em Votorantim neste ano, mas o índice larvário está alto, ou seja, as pessoas não estão tendo cuidado em eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Veja a notícia que saiu no blog Notícias da cidade de Votorantim, no dia 10 de fevereiro:
Lembrando que a única maneira de evitar dengue, zika e chikungunya é a eliminação do mosquito, mais uma vez o assunto entra em pauta na sala de aula, com vídeos, textos e conversas.
Para concluir, os alunos pensaram e desenharam alguns possíveis criadouros do mosquito. Aliando uma espécie de batalha naval, aproveitando para consolidar o conceito de coordenadas, iniciamos a batalha, cada dupla dizendo e mostrando uma coordenada para tentar encontrar e eliminar os criadouros.
Qualquer lugar que acumule água pode ser um criadouro para o Aedes Aegypti, até uma simples tampinha de garrafa. A eliminação dos criadouros é essencial, pois o ovo pode sobreviver até um ano e basta que caia um pouco de água da chuva para que se inicie o ciclo do mosquito.
Observe as imagens ilustrativas do ciclo do mosquito, que dura em torno de 10 dias:
Observe as imagens ilustrativas do ciclo do mosquito, que dura em torno de 10 dias:
Agora é só continuar a batalha em casa, lembrando que a nossa casa não é só o espaço físico que nos abriga, mas é nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso planeta. Onde estiver, por onde andar, cuide do ambiente ao seu redor!