terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Batalha contra dengue

            De novo dengue?! De novo!
     Ainda não foi registrado nenhum caso de dengue em Votorantim neste ano, mas o índice larvário está alto, ou seja, as pessoas não estão tendo cuidado em eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
      Veja a notícia que saiu no blog Notícias da cidade de Votorantim, no dia 10 de fevereiro:


          Lembrando que a única maneira de evitar dengue, zika e chikungunya é a eliminação do mosquito, mais uma vez o assunto entra em pauta na sala de aula, com vídeos, textos e conversas.
      Para concluir, os alunos pensaram e desenharam alguns possíveis criadouros do mosquito. Aliando uma espécie de batalha naval, aproveitando para consolidar o conceito de coordenadas, iniciamos a batalha, cada dupla dizendo e mostrando uma coordenada para tentar encontrar e eliminar os criadouros.
            
      Qualquer lugar que acumule água pode ser um criadouro para o Aedes Aegypti, até uma simples tampinha de garrafa. A eliminação dos criadouros é essencial, pois o ovo pode sobreviver até um ano e basta que caia um pouco de água da chuva para que se inicie o ciclo do mosquito.

     Observe as imagens ilustrativas do ciclo do mosquito, que dura em torno de 10 dias:









       Agora é só continuar a batalha em casa, lembrando que a nossa casa não é só o espaço físico que nos abriga, mas é nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso planeta. Onde estiver, por onde andar, cuide do ambiente ao seu redor!









        


   

5º Ano A 2017

      Mais um ano letivo iniciou, este ano estarei trabalhando com o 5º Ano novamente, com a mesma turma que já trabalhei em 2014, então as postagens de 2017 terão muitos rostos conhecidos. 
     Enquanto aguardo algumas autorizações de imagens que estão faltando, as primeiras postagens não terão fotos dos alunos por enquanto.
    Desde já agradeço a confiança e o apoio dos pais, lembrando que a parceria entre escola e família  é fundamental!