A experiência é simples e conhecida por muitos. Mas vale a pena pensar: Por que realizar essas e outras experiências?
Dois motivos principais:
- Incentivar a observação de experiências com um olhar científico, no sentido de formular hipóteses que expliquem o que foi observado.
- Estimular a busca de respostas para explicar fenômenos que observamos.
Além disso, o interesse e a atenção da criança são despertados do início ao fim da experiência. Os alunos querem ver o que irá acontecer e ao fim, descobrir o porquê do acontecimento. E depois de responderem (corretamente por sinal) a explicação da experiência, é hora de aprender a conceituar o que observaram e aprenderam.
Na experiência das velas, os alunos aprenderam que para acontecer a combustão (ou queima), é preciso de três fatores: calor, combustível e comburente (no caso, o oxigênio). Então, a partir dessas informações concluímos que o fogo se apagou porque um desses fatores foi retirado: o oxigênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário