Com o intuito de estimular e aguçar a curiosidade dos alunos sobre conteúdos do bimestre e apresentar ideias para uma feira de ciências , a aula hoje teve experiências sobre o corpo humano. Detalhe: experiências realizadas pelos próprios alunos. Após a definição das equipes (hoje por sorteio), cada equipe recebeu a tarefa de realizar uma experiência, recebendo para isso as instruções e os materiais necessários. Essa foi uma prévia para a Feira de Ciências que está prevista para ser realizada ao final de setembro. Os objetivos da aula foram, entre outros, que os alunos aprendam: se organizar e seguir instruções; distribuir tarefas; adaptar e substituir materiais se necessário; testar a experiência e explicar de maneira científica o fenômeno observado, aprendendo a conceituar corretamente alguns termos. Tudo isso foi observado na apresentação para a sala, onde a equipe precisava explicar o que acontecia e o porquê (cientificamente, ou seja, associando com algo real que acontece em nosso corpo).
Obs: As experiências desta aula se encontram nestes blogs:
Equipes lendo as instruções e se preparando a experiência
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 3
Equipe 4
Apresentação das experiências
1 - Bombeamento do coração
A garrafa pet representou o coração, a água representou o sangue e o canudo, os tubos que percorrem nosso corpo, ou como agora aprenderam a nomear corretamente, as artérias. O sangue circula por nosso corpo porque há o movimento de contração do coração, como os alunos demonstraram, apertando a garrafa e só assim o líquido escorria pelo canudo.
2- Circulação do sangue - batimento cardíaco
Esta experiência foi uma complementação da anterior. Antes da apresentação, a equipe ensinou a turma a procurar e sentir a pulsação (no pescoço ou pulso). Depois um integrante de cada equipe foi convidado a sentir a "pulsação" sugando com um canudo em um copo com água, porém pressionando para que a água não passasse daquele ponto. Assim era possível sentir a pressão da água subindo e voltando, simulando a pulsação do corpo humano, representando o sangue chegando através do bombeamento do coração. Eu quis participar também e posso dizer que a sensação de sentir a semelhança com a pulsação humana é muito bacana. É uma experiência simples, fácil de realizar em casa, bem interessante.
3 - Quanto ar cabe em seus pulmões?
Vencido o desafio de adaptar materiais, substituindo cola por massinha de modelar, canudo sanfonado por canudo cortado e colado com fita adesiva, construção de uma régua de papel para ter um recipiente numerado, o desafio agora foi respirar fundo e soprar o canudo. A quantidade de água lançada no recipiente pelo outro canudo representava a quantidade de ar que cabe em nossos pulmões. Neste caso, percebemos que o tamanho não é o fator decisivo para a maior quantidade, pois a Ana Viana, quem diria, atingiu a maior quantidade!
4 - Movimento do braço
Esta equipe também teve trabalho! Não tínhamos agulha, mas um clipe resolveu, o Luiz logo adaptou e conseguiu colocar a linha na agulha, agora o desafio era passar a "agulha" com linha de uma ponta à outra. Vencido os desafios, o braço ficou pronto e eles ainda quiseram pintá-lo. Nesta experiência, os canudos representaram os ossos, a esponja representou um músculo (o bíceps) e a linha, os tendões. Apertando a esponja, os alunos demonstraram que o canudo se levantava, assim como em nosso corpo, quando o bíceps se contrai, encurta e puxa o osso do antebraço, que se levanta.
O 5º Ano B, da professora Rosângela, também realizou essas experiências. Seguem as fotos:
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