quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Construindo um braço

   Esta semana os trios ou grupos tiveram a mesma tarefa: demonstrar o movimento de um braço. Para isso, tiveram que construir um braço com esponja, linhas e canudos.
   Observo que uma grande dificuldade dos alunos neste tipo de tarefa é seguir atentamente às instruções, e consequentemente vem a fala: "não está dando certo". A intervenção acontece então, mas no sentido de questionar: "por que não deu certo?", "vocês seguiram o passo a passo?", "olharam a ilustração?", "que tal ler novamente as instruções na sequência?". Considero esse tipo de atividade extremamente importante para que os alunos desenvolvam a atenção e a autonomia e consequentemente adquiram confiança em procurar soluções para os desafios.
  Fiquei feliz em ver a persistência das crianças e ao final, a vibração ao conseguir construir o braço.

  Cada grupo explicou como acontece o movimento e depois cada um fez uma autoavaliação de sua participação e de seu entendimento, explicando sobre a contração do bíceps, movimento do antebraço e o papel dos tendões.

A experiência, disponível no endereço abaixo:
































domingo, 27 de agosto de 2017

Experiências sobre digestão

   Dando continuidade ao estudo sobre o corpo humano, estudamos como acontece o processo de digestão em nosso corpo. Mais uma vez, a sala foi dividida em grupos, cada um pegou um papel em que estava escrito algo relacionado a alguma etapa da digestão e consequentemente à experiência que iria realizar. Grupos formados, hora de ler e entender a experiência para realizar e explicar para a turma, porque mais uma vez, a aula é  com eles.






1ª Experiência: Observando a digestão

Material: filtro de papel, pão e água


Nesta experiência os alunos demonstraram que a digestão começa na boca, com a mastigação: os alimentos são triturados pelos dentes e amolecidos pela saliva. 





2ª Experiência: Mastigação

Material:comprimido efervescente e água


Esta experiência demonstrou como um comprimido efervescente triturado se dissolve mais rápido do que um inteiro, assim como o alimento que é melhor mastigado também se dissolve mais rápido em nosso organismo, daí a importância da mastigação.

  





 3ª Experiência: Suco gástrico

Material: leite e limão


Nesta experiência o limão sobre o leite representou o suco gástrico presente no estômago. O limão talha o leite, assim como o suco gástrico quebra as moléculas dos alimentos, deixando-as menores.




4ª Experiência: Movimento da digestão

Material: meia calça e bolinha de tênis




Depois de mastigados, os alimentos vão para o esôfago. Os alunos responsáveis por esta experiência distribuíram bolachas aos colegas para que todos comessem com as mãos segurando levemente o pescoço para que sentissem o movimento da digestão - a contração dos músculos para digerir o alimento (movimento peristáltico) . Com a bolinha de tênis na meia, demonstraram este movimento no esôfago.









5ª Experiência: Detergente da digestão

Material: água, detergente e óleo

Nesta experiência os alunos demonstraram que assim como o detergente, a bile, substância produzida pelo fígado, transforma a gordura em partículas pequenas, facilitando a digestão.




6ª Experiência: Absorção de água pelo corpo

Material: água e esponja


Nesta experiência os alunos demonstraram que assim como uma esponja, o intestino grosso absorve a água e sais minerais dos alimentos, que serão levados pelo sangue às células.






Estas e outras experiências podem ser encontradas nos links abaixo:

http://novaescola.org.br/ciencias/pratica-pedagogica/quimica-gosto-aprender-426142.shtml

http://sementedoamanha3ano.blogspot.com.br/2012/01/experiencias-sobre-o-corpo-humano.html