Esta semana os trios ou grupos tiveram a mesma tarefa: demonstrar o
movimento de um braço. Para isso, tiveram que construir um braço com esponja,
linhas e canudos.
Observo que uma grande dificuldade dos alunos neste tipo de tarefa é seguir atentamente às instruções, e consequentemente vem a fala: "não está
dando certo". A intervenção acontece então, mas no sentido de questionar:
"por que não deu certo?", "vocês seguiram o passo a
passo?", "olharam a ilustração?", "que tal ler novamente as
instruções na sequência?". Considero esse tipo de atividade extremamente
importante para que os alunos desenvolvam a atenção e a autonomia e consequentemente
adquiram confiança em procurar soluções para os desafios.
Fiquei feliz em ver a persistência das crianças e ao final, a vibração ao
conseguir construir o braço.
Cada grupo explicou como acontece o movimento e depois cada um fez uma
autoavaliação de sua participação e de seu entendimento, explicando sobre a
contração do bíceps, movimento do antebraço e o papel dos tendões.
A experiência, disponível no endereço abaixo:
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