quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Construindo um braço

   Esta semana os trios ou grupos tiveram a mesma tarefa: demonstrar o movimento de um braço. Para isso, tiveram que construir um braço com esponja, linhas e canudos.
   Observo que uma grande dificuldade dos alunos neste tipo de tarefa é seguir atentamente às instruções, e consequentemente vem a fala: "não está dando certo". A intervenção acontece então, mas no sentido de questionar: "por que não deu certo?", "vocês seguiram o passo a passo?", "olharam a ilustração?", "que tal ler novamente as instruções na sequência?". Considero esse tipo de atividade extremamente importante para que os alunos desenvolvam a atenção e a autonomia e consequentemente adquiram confiança em procurar soluções para os desafios.
  Fiquei feliz em ver a persistência das crianças e ao final, a vibração ao conseguir construir o braço.

  Cada grupo explicou como acontece o movimento e depois cada um fez uma autoavaliação de sua participação e de seu entendimento, explicando sobre a contração do bíceps, movimento do antebraço e o papel dos tendões.

A experiência, disponível no endereço abaixo:
































Nenhum comentário:

Postar um comentário