Para obter conhecimento, os cientistas fazem experiências seguindo um método e uma organização. Assim também nós fizemos. Usamos o laboratório móvel da escola e tivemos dois dias de experimentação. Cada grupo ficou responsável por uma experiência para executar e explicar para a turma o fundamento científico. O primeiro passo foi ler e entender o procedimento. Neste ponto os alunos pesquisaram as palavras que não conheciam, aprendendo a nomear cientificamente os processos e reações químicas que iriam acontecer. Também conheceram alguns materiais de laboratório, assim como os nomes corretos deles, como béquer (becker), erlenmeyer, proveta e outros mais.
Motivação e curiosidade aguçadas...o trabalho começou! Os cientistas estudaram, dividiram tarefas e executaram as experiências para a turma.
Experiência 1: A magia das soluções
Nesta experiência, os alunos testaram a solubilidade de alguns elementos e classificaram as soluções em homogêneas e heterogêneas.
Experiência 2: Comprovando a existência do gás carbono
Nesta experiência o grupo expirou o ar através do canudo em uma solução com água e óxido de cálcio. Houve uma mudança na coloração, o que comprova que houve uma reação química ao expirar o gás carbônico na solução.
Experiência 3: Comprovando a existência do oxigênio
Nesta experiência os alunos comprovaram a existência do oxigênio. Para isso, primeiramente tiveram que lembrar o que estudamos sobre combustão, lembrando os três elementos necessários para que aconteça a queima: comburente (material inflamável), combustível e oxigênio. Lembrando disso, entenderam e explicaram para a turma que o aumento da massa da palha de aço (que foi pesada antes e depois da queima) se deve ao processo de queima, onde o oxigênio se incorpora à palha de aço, e o ferro transforma-se em óxido de ferro.
Experiência 4: Decantação
Nesta experiência as alunas demonstraram um pouco do processo de tratamento da água. Primeiramente a água com terra e areia foi deixada em descanso, e houve a deposição dos sedimentos. Depois foram acrescentados algumas substâncias químicas que reagiram com a água fazendo com que as partículas que estavam boiando (o sobrenadante) se aglutinasse. Ao final compararam o antes e o depois da água.
Experiência 5: Simulação da erosão do solo
Nesta experiência os alunos misturaram alternadamente solo de jardim e areia, simulando as camadas do solo. Depois acrescentaram água e agitaram o erlenmeyer (frasco de vidro que leva o nome de um químico alemão, Emil Erlenmeyer). Após alguns minutos observaram a olho nu e também com a lupa o sobrenadante, ou seja, as partículas que ficam flutuando na água. Um solo desprotegido, sem vegetação, perde as camadas superficiais e os nutrientes que o formam. Este desgaste que o solo sofre é a erosão.
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