quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Ipê Amarelo

Aula ao ar livre


      No dia 21 de setembro, dia da árvore, levei uma vagem com semente de ipê amarelo, mostrei para as crianças e perguntei se alguém sabia o que era. O curioso é que peguei essa vagem no chão em frente à escola, ou seja, os alunos estavam passando por essas sementes todos os dias. Alguns ficaram com receio de tocar, mesmo eu tendo tranquilizado a todos que aquilo não era um bicho. Alguns alunos disseram que já tinham visto aquilo, mas não sabiam dizer o que era. Até que um aluno disse que tinha visto em uma árvore, mas não sabia dizer qual árvore era aquela.

    Há 8 anos atrás, o ipê amarelo foi escolhido como símbolo da cidade de Votorantim. Na época muitos ipês amarelos foram plantados na cidade, muitos nas calçadas e proximidades das escolas.

  Como este fato não é muito lembrado e percebido por muitas pessoas, neste dia fomos ver o que nossos olhos já deveriam ter visto outros dias, mas que por distrações e motivos diversos, passou despercebido - o que demonstra que temos prestado pouca atenção ao nosso redor.

    As flores do ipê são um anúncio da primavera. E como é uma árvore de ipê amarelo? O objetivo da atividade foi observar e desenhar uma árvore, observando suas peculiaridades: tronco, galhos, folhas flores, formato da copa. Desta forma, as crianças ampliam sua visão, fugindo um pouco do padrão de se desenhar uma árvore formada de um tronco mais ou menos reto e uma copa mais ou menos circular. Nem todas as árvores são iguais, o formato de seus troncos, o crescimento dos galhos, as sementes e flores são muito diversos.

     O objetivo principal não foi uma reprodução fiel no sentido puramente técnico e estético, mas a observação atenta, a descoberta e ampliação das possibilidades de representação artística de seres ou elementos do ambiente. Outro ponto importante a se lembrar é que a educação não acontece só dentro da sala de aula. Observar a natureza é uma grande lição.































Nenhum comentário:

Postar um comentário