domingo, 4 de junho de 2017

Estudo e apresentação em grupo

   Dia de fazer atividade em grupo é dia de sorteio. E como será hoje? - é a pergunta dos alunos, já que cada vez o sorteio é de uma maneira diferente. Desta vez, cada um recebeu uma pergunta referente ao assunto (saneamento básico - tratamento de esgoto), perguntas iguais, mesmo grupo. Papel na mão, começam as buscas pelos integrantes do grupo. Onde sentar? Deixei as mesas arrumadas e disse a eles qual era o número de cada agrupamento de mesas. Só uma pessoa de cada grupo tinha o número no papel da pergunta. Por isso, os alunos tinham que andar pela sala procurando seus parceiros e principalmente qual deles estava com o número do grupo. 
  Depois que todos encontraram seus parceiros e lugares, a primeira tarefa do grupo foi responder a pergunta que receberam, de acordo com o que já sabiam sobre o assunto. 
   Assim, após cada um responder sua pergunta, receberam algumas folhas com informações para aprofundar um pouco o assunto. Todos os grupos receberam as mesmas informações e cada grupo ficou com a tarefa de explicar um trecho do texto para a turma. A leitura e divisão de tarefas para a apresentação ficou por conta de cada grupo. Mais uma vez, as apresentações ficaram ótimas! Parabéns a todos! 
  Para encerrar, tiveram algumas atividades referentes ao texto, que foram realizadas com facilidade depois da leitura, estudo e apresentações. 


A formação dos grupos:

  Papéis na mão, é momento de interação e comunicação entre os alunos. Alguns vão primeiramente nos amigos "mais chegados" ver se as perguntas são iguais, outros esperam que alguém os ache, outros ficam balançando o papel dizendo qual é a sua pergunta, alguns rapidamente se encontram e já se sentam. É interessante observar as atitudes e as estratégias de cada um para a formação do grupo, como a procura pelos integrantes que ainda não encontraram o grupo. 
  Uma coisa muito importante também é o respeito que tenho percebido nessas formações, onde o aluno precisa trabalhar em um grupo que não foi ele que escolheu, mas que foi estabelecido por regras predefinidas. Há momentos em que deixo livre para que escolham os grupos, mas o sorteio de grupos não tem sido problema, muito pelo contrário, eles até ficam na expectativa de como será. E o mais importante: tem proporcionado maior interação entre os alunos, além do respeito, aprendizado, paciência e tolerância uns com os outros.








Os grupos estudando:






As apresentações:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário