Seguindo com a contação de história, outras duplas se apresentaram. A plateia esteve atenta e ao final das apresentações, fizeram observações sobre o que faltou e o que podia ser melhorado. Quando faltava o discurso indireto, a dupla tinha mais uma chance de apresentar e acrescentar a fala do narrador, além de procurar melhorar alguns aspectos que foram observados por quem estava assistindo. Até a entonação de voz foi apontada por alguns alunos como algo a ser melhorado. A cada apresentação, os alunos foram se atentando mais aos detalhes. Além do uso do discurso direto e indireto, prestaram atenção aos movimentos das personagens, no sentido de estar condizente ou não com a história. Em um momento, alguém disse que apenas o Haroldo estava pulando na cama. Aconteceu então uma discussão saudável, revelando a importância de uma leitura atenta para uma interpretação correta. Perguntei aos que estavam defendendo que os dois (Calvin e Haroldo) estavam pulando na cama, qual palavra ou frase justificava o que eles estavam afirmando. Prontamente responderam "a palavra também" (quando Calvin diz a Haroldo: "você também estava pulando na cama"). Mais um aprendizado: encontrar elementos na narrativa que justifiquem uma determinada interpretação.
As crianças têm aprendido a fazer críticas e sugestões sem desrespeitar os colegas, assim como a recebê-las, aproveitando muitas dicas para melhorar as apresentações.
Kauã e Lohane
Maria Heloísa, Murilo Gustavo e Victor
Beatriz e Milena
Isabella e Kathleen
Giovanna Silva e Murilo Camargo
Luany e Ryan
Mateus Guilherme, Paulo e Samuel
Nenhum comentário:
Postar um comentário