Estamos estudando discurso direto e indireto. Em dupla, os alunos escreveram a história de uma tirinha do Calvin no caderno em forma de discurso direto, observando a pontuação e acrescentando o travessão para a fala das personagens. Depois escreveram a mesma história em discurso indireto. Por último, escreveram novamente a história, utilizando o discurso direto e indireto.
Unindo Arte e Língua Portuguesa, as duplas tiveram a tarefa de contar a história, escolhendo objetos para representar as personagens e alguns elementos da história. A contação deveria conter o discurso direto e indireto.
Um ponto relevante foi o fato de que alguns alunos mais tímidos se sentirem mais à vontade, já que ficaram escondidos, pois a intenção era que as personagens fossem o destaque da contação.
Algumas duplas utilizaram só o discurso direto na apresentação, mas feita essa observação, apresentaram novamente, inserindo a fala do narrador, ou seja, o discurso indireto.
Na escrita do discurso indireto juntamente com o discurso direto, as crianças foram estimuladas a ampliar o vocabulário da narrativa, pensando em outros verbos, além de "falar" e "dizer". Alguns alunos costumam narrar histórias apenas escrevendo: "ele/ela falou "ou "ele/ela disse''. A proposta foi ampliar esse vocabulário. Para isso, a interpretação é muito importante na hora de escrever o discurso indireto.
Alguns trechos que foram fruto desta reflexão e busca por uma narrativa mais fiel aos quadrinhos, além da busca da ampliação do vocabulário utilizado:
O pai perguntou...
Calvin, para se safar, acusou Haroldo...
Calvin rapidamente apontou para Haroldo...
Calvin retrucou...
O pai, ironicamente respondeu...
Calvin gritou com Haroldo...
Calvin discutiu com Haroldo...
Calvin, muito bravo, culpou Haroldo...
Haroldo concordou, mas disse...
Os alunos se divertiram e aprenderam. Às vezes eu me divirto tanto quanto as crianças, mas às vezes, acho que me divirto mais! Hoje foi um desses dias. Me divirto e me admiro com a criatividade dos alunos. Agradeço aos pais por disponibilizarem tampas de panelas, colheres e outros objetos que fizeram parte da apresentação. Tudo isso foi conversado antes, as crianças foram tendo ideias e falando sobre coisas que poderiam utilizar na apresentação.
A tirinha:
https://coachingsp.files.wordpress.com/2012/06/calvinharodotira3.gif?w=640
Observação: a palavra "tava" do último quadrinho foi substituída por "estava" na escrita do caderno, lembrando aos alunos a importância do uso da escrita formal nas narrativas.
Os contadores
Kamilly e Gabriele
Felipi e Matheus Fogaça
Giovanna Cristina e Murilo França
Gabriel e Nicollas
Luiza e Glória
Teremos mais apresentações durante a semana. Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário