Em duplas, os alunos criaram uma crônica. A primeira etapa foi a apresentação do texto para a turma. Após a correção da parte escrita, a proposta foi realizar a dramatização do texto produzido. O objetivo da proposta foi a observação da entonação (observada na escrita através da pontuação) e da sequência lógica dos fatos narrados, de modo a aprimorar as próximas produções de textos.
No início, a proposta era para que cada dupla apresentasse sua crônica, mas nos ensaios, os alunos pediram para que outros alunos os ajudassem na apresentação, fazendo papéis secundários ou simplesmente figuração. Atendi ao pedido dos alunos e posso dizer que foi muito bom. A participação de outros alunos na apresentação das duplas ampliou as possibilidades de dramatizar as crônicas, além de permitir uma reflexão maior sobre a escrita. Em minhas observações, vi alguns alunos encontrando falta de sequência lógica em alguns trechos de textos dos colegas, e desta forma, ajudaram a melhorar o texto. Também vi e ouvi ótimas sugestões entre os participantes.
A apresentação de produções de textos para a turma através da leitura e dramatização, permite a reflexão sobre a escrita, no sentido de "testar" se a mensagem foi transmitida com êxito. A escrita melhora quando pensamos e nos preocupamos com a seguinte questão: o leitor do meu texto vai entender o que eu escrevi e a mensagem que eu quis transmitir?
O objetivo principal não foi a representação, pois estudaremos um pouco sobre linguagem teatral só no último bimestre. No entanto, os alunos se saíram muito bem, alguns mais tímidos, outros mais desinibidos, mas todos participando e procurando realmente "atuar".
Preciso dizer que alguns alunos realmente demonstraram um talento para esta arte e se sentiram à vontade, inclusive com improvisações bem criativas.
O ator revelação foi: Matheus Fogaça.
A atriz revelação foi: Luiza.
Luiza e Murilo Camargo:
No início, a proposta era para que cada dupla apresentasse sua crônica, mas nos ensaios, os alunos pediram para que outros alunos os ajudassem na apresentação, fazendo papéis secundários ou simplesmente figuração. Atendi ao pedido dos alunos e posso dizer que foi muito bom. A participação de outros alunos na apresentação das duplas ampliou as possibilidades de dramatizar as crônicas, além de permitir uma reflexão maior sobre a escrita. Em minhas observações, vi alguns alunos encontrando falta de sequência lógica em alguns trechos de textos dos colegas, e desta forma, ajudaram a melhorar o texto. Também vi e ouvi ótimas sugestões entre os participantes.
A apresentação de produções de textos para a turma através da leitura e dramatização, permite a reflexão sobre a escrita, no sentido de "testar" se a mensagem foi transmitida com êxito. A escrita melhora quando pensamos e nos preocupamos com a seguinte questão: o leitor do meu texto vai entender o que eu escrevi e a mensagem que eu quis transmitir?
O objetivo principal não foi a representação, pois estudaremos um pouco sobre linguagem teatral só no último bimestre. No entanto, os alunos se saíram muito bem, alguns mais tímidos, outros mais desinibidos, mas todos participando e procurando realmente "atuar".
Preciso dizer que alguns alunos realmente demonstraram um talento para esta arte e se sentiram à vontade, inclusive com improvisações bem criativas.
O ator revelação foi: Matheus Fogaça.
A atriz revelação foi: Luiza.
Luiza e Murilo Camargo:
Gabriele e Kamilly:
Giovanna Cristina e Matheus Fogaça:
Murilo França e Kauã:
Milena e Gabriel (a Milena fez algo diferente: gravou as falas do narrador no celular. Parabéns pela criatividade!):
Felipi e Lohane:
Nicollas e Murilo Gustavo
Matheus Guilherme e Beatriz:
Vyctor e Kathleen:
Maria Heloísa, Ryan e Paulo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário