domingo, 14 de maio de 2017

Paçoquinha fácil

     
    As crianças levaram para a família um caderno de receitas de presente. Procurando ir além do lado comercial da data "dia das mães", este pode ser um momento para agradecer e valorizar as pessoas que cuidam de nós, que fizeram e fazem muitas coisas para o nosso bem-estar. Essas pessoas nem sempre são as mães, algumas vezes são os pais, avós ou avôs, tios ou tias. Por isso, o presente é para a família, uma oportunidade de estar junto, preparando algumas receitas, conversando e se divertindo ao mesmo tempo. O presente maior: estar presente!
  Uma das receitas do caderno é a paçoquinha. A receita é bem simples, não vai ao fogo e pode até dispensar o uso do liquidificador. Como a proposta do caderno é incentivar a participação da família na preparação dos alimentos, fizemos a receita na sala de aula, de modo a demonstrar como as crianças podem participar na preparação de uma receita, no caso, a paçoquinha.
  Ingredientes: 1/2 Kg de amendoim torrado, 1 pacote de bolacha de maisena e 1 lata de leite condensado.
   Para dispensar o uso do liquidificador, as bolachas foram amassadas (socadas) dentro de um saco plástico. Já o amendoim, utilizamos o granulado.


Fotógrafos do dia: Samuel e Lohane






Hora de amassar a bolacha: 




Realmente, quem é que precisa de liquidificador? Olha como ficaram as bolachas deste grupo! Uma verdadeira farinha!

O amendoim granulado: 


Acrescentando as bolachas moídas: 


Acrescentando o leite condensado:

Agora é só mexer! 

É preciso por as mãos na massa!

Milena untando a forma:


Milena arrumando a paçoquinha na forma: 

     O Matheus Fogaça, com a régua, me ajudou a cortar os pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Antes, ele mediu a forma, escolhemos a medida dos pedaços e então calculamos quantos pedaços renderiam. A princípio, deu 24 pedaços (4X6), mas como os pedaços ficaram grandes, cortei ao meio, então dobramos os pedaços. Concordamos que assim, poderíamos oferecer a paçoquinha para os funcionários também, que fazem tanto por nós e pela escola.


Depois de cortada, é só levar para a geladeira por alguns minutos. Deixamos por 30 minutos, o tempo do lanche e recreio, para então, finalmente degustar.






A Milena e o Ryan foram servir a equipe escolar

Cleide e Cíntia, que todo dia preparam refeições com capricho e carinho para todos nós:

As inspetoras: Mara, Helena e Michele



Kátia e Miriam, que cuidam com capricho da limpeza de nossa escola:

Shirley, nossa secretária querida, sempre atenciosa com todos:

A equipe gestora, coordenadora Gisele e diretora Cibele, que aprovam e agora, provam nossas produções. Obrigada pelo apoio e confiança!

   Agora é hora de colar a receita no caderno e registrar algumas dicas. Elaboramos o texto coletivamente. No registro, colocamos a dica de amassar a bolacha em um saco plástico, além de contar que fizemos a receita, que deu certo e que todos gostaram. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário