quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Linguagem teatral - Dramatizações

     Depois de escrever os contos de mistério, os grupos transformaram esses contos em dramatizações. Os alunos dividiram as histórias criadas em cenas e as ensaiaram por alguns dias. Nos ensaios foram experimentando o que daria certo ou não e assim definiram como seriam as cenas, que materiais utilizariam, e também a forma como os espaços seriam ocupados. 
      Algumas observações ao decorrer desta atividade, que posso dizer que validam a importância de atividades que exploram a expressão corporal:
  • Alunos vencendo a dificuldade de se expressar e o melhor: com alegria! Fala de  um aluno: "Eu tinha vergonha, não queria participar, agora eu quero. Teatro é legal!"
  • Trabalho em equipe - É claro que surgiram alguns conflitos e desentendimentos, mas foram superados, e na maioria das vezes, resolvidos pelos próprios alunos. Desentendimentos e conflitos são momentos que podem ser oportunidades para que exerçam algumas habilidades de convivência: em algumas vezes, a argumentação, para justificar um posicionamento, e em outras vezes, o ceder, levando em conta o interesse coletivo e não o individual.
  • O improviso - quando o aluno está improvisando alguma fala na dramatização, ele está produzindo um texto pensando na coerência e organização sequencial dentro do contexto da história. Isso demonstra criatividade e organização do pensamento lógico, que depois reflete nas produções escritas.
  • Criatividade - Transformar uma produção escrita em teatro ampliou as possibilidades de expressão da linguagem, no sentido de comunicação. A comunicação através do teatro passa pela linguagem escrita, depois exige a exploração da expressão corporal, assim como a entonação de voz. Além disso, os espaços e objetos que fizeram parte da encenação aguçaram a criatividade no sentido de estimular a imaginação em como utilizá-los.
  • Envolvimento de todos os alunos - nenhum aluno ficou de fora, todos participaram.
  • Acompanhamento dos ensaios de seu próprio grupo e dos demais - Alguns alunos auxiliaram outros grupos que tinham poucos membros em alguns dias de ensaio. Alguns iam dar uma "espiada" nos ensaios dos outros grupos. Um aluno comentou: "O de tal grupo está ficando muito legal!"
  • Criação de objetos e roupas personalizadas - Alguns grupos fizeram cartões com códigos secretos e outros até personalizaram a roupa.  

     A seguir, algumas fotos de cenas da dramatização do conto Universo Enigmático. No primeiro dia eu nem consegui tirar fotos, pois quis acompanhar os grupos e não queria perder nada. Depois, em outro dia, apresentaram novamente para que eu pudesse tirar fotos de algumas cenas.

Obs: Os outros grupos terão suas fotos na próxima postagem

UNIVERSO ENIGMÁTICO

Na biblioteca:

  • Luzes acendendo e apagando


  • Os livros caem, só um fica na prateleira  




  •  Um portal se abre e os amigos entram nele e são transportados para outro universo







Na quadra:

  • Ao sair do portal, os amigos percebem que estão vestidos com outras roupas




  • Já que não conseguem encontrar o livro com a passagem do portal, os amigos se divertem com o que vão encontrando: corda, bola e blocos de montar.
  




  • O livro é encontrado, mas enquanto alguns comemoram, o portal se fecha.




  • O desfecho: Era tudo um sonho!

 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário