segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Mistério no ar

    Seguindo uma das propostas de gênero textual para o 5º Ano, após algumas adaptações e adequações à idade dos alunos, fizemos a análise de alguns livros em que o elemento mistério se fazia presente. Cada grupo ficou responsável por um livro para fazer um cartaz com a análise do texto contendo os elementos deste tipo de narrativa. Também fizeram uma ilustração.
    Após a atividade com os livros, chegou a hora de formar novos grupos para criação de um conto de mistério. O tema foi "mistério na escola". Como relatado em post anterior, os alunos iniciaram esta atividade na quadra. Fizeram primeiramente o roteiro com personagens e a sequência com os elementos da narrativa (os mesmos analisados no livro). Os textos dos alunos têm trechos divertidos, instigantes e com um certo suspense, demonstrando que é possível produzir um texto de mistério sem conter necessariamente elementos de pavor e violência (elementos geralmente presentes em desenhos, filmes, séries e livros). Os textos produzidos, pelo contrário, têm leveza, e têm qualidade. As crianças se mostraram realmente motivadas para escrever, seguiram o roteiro previamente escrito, alternaram a narrativa com diálogos e escreveram mais do que geralmente costumam escrever.
    Agora estão ansiosos para dramatizar o conto produzido, pois aproveitaremos o conto para aula de Arte, em que estudaremos um pouco de linguagem teatral.

Os livros analisados:









    Novos grupos foram formados e os contos de mistério foram produzidos pelos alunos. A partir do roteiro criado, cada grupo escreveu um texto no caderno.

Apresentação do roteiro e ilustração dos contos
























 Com este título até parece um conto de terror, mas calma, não se preocupem! Só parece! O texto tem suspense e um final inusitado, com a revelação da identidade do palhaço. O grupo já está se divertindo com as ideias para a dramatização.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário