Seguindo uma das propostas de gênero textual para o 5º Ano, após algumas adaptações e adequações à idade dos alunos, fizemos a análise de alguns livros em que o elemento mistério se fazia presente. Cada grupo ficou responsável por um livro para fazer um cartaz com a análise do texto contendo os elementos deste tipo de narrativa. Também fizeram uma ilustração.
Após a atividade com os livros, chegou a hora de formar novos grupos para criação de um conto de mistério. O tema foi "mistério na escola". Como relatado em post anterior, os alunos iniciaram esta atividade na quadra. Fizeram primeiramente o roteiro com personagens e a sequência com os elementos da narrativa (os mesmos analisados no livro). Os textos dos alunos têm trechos divertidos, instigantes e com um certo suspense, demonstrando que é possível produzir um texto de mistério sem conter necessariamente elementos de pavor e violência (elementos geralmente presentes em desenhos, filmes, séries e livros). Os textos produzidos, pelo contrário, têm leveza, e têm qualidade. As crianças se mostraram realmente motivadas para escrever, seguiram o roteiro previamente escrito, alternaram a narrativa com diálogos e escreveram mais do que geralmente costumam escrever.
Agora estão ansiosos para dramatizar o conto produzido, pois aproveitaremos o conto para aula de Arte, em que estudaremos um pouco de linguagem teatral.
Os livros analisados:
Os livros analisados:
Novos grupos foram formados e os contos de mistério foram produzidos pelos alunos. A partir do roteiro criado, cada grupo escreveu um texto no caderno.
Apresentação do roteiro e ilustração dos contos
Nenhum comentário:
Postar um comentário