Como descobrir qual é o objeto sem vê-lo?
Iniciando o estudo sobre Sentidos, fizemos a atividade da caixa misteriosa, com a exploração do sentido do tato.
A divisão dos grupos foi feita pensando na próxima atividade, (Matemática). Cada aluno pegou um papel com desenho de um objeto em formato geométrico das figuras que estamos estudando (círculo, quadrado, retângulo, esfera, cubo, paralelepípedo, esfera e cone), que podia ser plano ou sólido. A tarefa deles foi descobrir qual o "segredo" para a formação dos grupos. Logo alguns perceberam que o formato das figuras era um fator, depois surgiu o "conflito" de figuras que tinham o mesmo formato geométrico, mas algumas eram planas e outras sólidas. Os alunos que foram descobrindo ajudaram os demais a encontrar seus parceiros.
Deixei então que os grupos se organizassem em relação a ordem para descobrir o objeto na caixa. Assim, quando um grupo era sorteado para descobrir o objeto, coube ao grupo decidir quem viria primeiro. Aos poucos tento trabalhar a questão da autonomia, de modo que eles procurem maneiras de se organizar, conversando e procurando um acordo tendo em vista o bem coletivo e não apenas o individual. Foi bem interessante, alguns grupos decidiram apenas na conversa e se organizaram em fila, outros decidiram com a brincadeira "pedra, papel e tesoura", alguns cederam seu lugar, não se importando em ficar por último, e claro, teve alguns que se desentenderam e coube ao grupo decidir e até julgar quem estava com a razão e assim definir a ordem das participações.
Depois da atividade com a caixa, conversamos sobre situações em que o sentido do tato se mostra muito importante até no sentido de alertar e nos livrar de perigo (por exemplo, sentir quando algo está quente e que pode machucar). Conversamos também sobre a importância do tato para pessoas com deficiência visual. Os alunos fizeram atividades no caderno, com escrita e desenho, demonstrando sensações agradáveis e desagradáveis que o tato proporciona.
Começamos a atividade na quadra e terminamos na sala de aula.
Fotógrafa do dia: Lívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário