segunda-feira, 14 de maio de 2018

Socialização de leitura

   Após a leitura do livro da  biblioteca, que os alunos escolhem e levam semanalmente, eles vão até a frente da sala contar um pouco como foi a leitura. Desta forma, vão se desinibindo para falar em público e aprimorando a oralidade. No registro que fazem no caderno, eles contam se gostaram ou não da leitura, o que gostaram ou não, as sensações que tiveram, qual parte acharam mais interessante, quem leu com ou para eles e outras coisas mais que quiserem contar, como a associação da leitura com algo vivido. Assim, vão ampliando o vocabulário e praticando a expressão de opiniões, reflexões e argumentações.

   Considero a socialização fundamental, pois é o momento em que é possível observar diferentes maneiras de se expressar, ampliando as possibilidades do aluno de como pode ser o registro da atividade. Eu ofereço diversas opções do que eles podem registrar, que não se limita apenas à leitura do livro em si, mas de que como foi o momento da leitura e que sensações esta leitura provocou. E as crianças sempre me surpreendem, indo além das opções que ofereço. 

    E para alguns pais que se surpreenderam ao saber que os filhos tímidos foram falar sobre o livro lido, seguem as fotos.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário