UM RECREIO DIFERENTE
O 5º Ano recebeu a tarefa de ser responsável pelo recreio das outras turmas por um dia. Para isso, foram organizados em grupos (que eles escolheram) e decidiram a atividade que iriam desenvolver nesses 15 minutos destinados ao recreio. O objetivo da proposta foi trabalhar o protagonismo, ou seja, a participação central dos alunos no planejamento, na execução e avaliação da atividade. Esse protagonismo se revelou em diferentes momentos:
- Nos grupos, para pensar e definir a atividade, preparar os materiais necessários e definir o papel de cada membro do grupo no momento da atividade (orientação aos alunos, organização das filas e revezamento das funções).
- Na apresentação para a sala sobre a atividade escolhida e como seria desenvolvida.
- Na preparação da quadra - definição do espaço a ser utilizado por cada grupo, escolha da altura da "rede" (improvisamos com fitilho); delimitação do espaço com cones e escolha do lugar das filas.
- No teste - cada grupo deixou duas pessoas responsáveis pela atividade e os demais ficaram livres para ir aos outros grupos e realizar as atividades que quisessem em 15 minutos.
- Na avaliação e autoavaliação - após o teste, os alunos relataram como foi, se deu tempo de fazer mais de uma atividade e se os responsáveis estavam cumprindo seu papel. Depois do recreio com as outras turmas, cada grupo avaliou seu próprio grupo e a atividade - o que deu certo e o que não deu, destacando os pontos a serem melhorados. Na segunda vez que o recreio foi realizado, na semana seguinte, esses pontos foram corrigidos e realmente melhorados.
As atividades escolhidas foram: futebol - chute ao gol; futebol americano - lançamentos; basquete - lançamentos; tênis; badminton e vôlei. Mesmo sem definirmos um tema, 5 grupos escolheram esporte e então restou ao 6º grupo definir também algum esporte.
Aqui estão algumas fotos do teste realizado entre eles mesmos e as demais fotos estão no facebook da escola: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1682678038640192.1073741844.1571286913112639&type=3
Os alunos estão de parabéns! Souberam usar muito bem a autonomia e responsabilidade que receberam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário